terça-feira, 30 de março de 2010

Organização das eleições no Brasil atual.

Atualmente no Brasil as eleições são organizadas da seguinte forma: O voto é secreto, ou seja, a pessoa não é obrigada a dizer em quem votou, dando mais segurança e liberdade para o cidadão. O voto vai diretamente para o candidato havendo menor possibilidade de fraude, esse é chamado voto direto. O povo tem 100% de decisão no voto, mas apenas quando se completa dezoito até os sessenta e cinco anos o voto é obrigatório. Pessoas de dezesseis, dezessete e a partir de sessenta e seis anos há o direito de escolha do cidadão para decidir se quer ou não votar esse é chamado voto facultativo. O Brasil é um exemplo de que cada vez mais quem governa o Brasil são todo o povo brasileiro

Postado e criado por: Leticia Artilles (postagem 3)

domingo, 21 de março de 2010

Organização social francesa pré-revolucionária

No período pré-revolucionário, a sociedade francesa era dividida em três estados: o primeiro estado, o segundo estado e o terceiro estado. O primeiro estado era constituido pelo clero. O segundo estado era constituido pela nobresa. E o terceiro estado era composto pelo resto da população, ou seja, os pobres e a burguesia. O primeiro e segundo estado tinham privilégios econômicos e não pagavam impostos. O terceiro estado era o único grupo que pagava impostos, com isso, ele sustentava o Estado.




Postado por: Mariana Pohlmann







Pirânide social francesa









A sociedade fracesa era dividida: o rei, o clero, a nobreza e os burgueses e o povo.
Fonte: António Marques, Fátima Costa, História e Geografia de Portugal - 5º Ano, Porto Editora Postado por: Mariana Pohlmann







Mapa da França



Autor desconhecido
Postado por: Mariana Pohlmann

A sociedade francesa era composta por três estados. O primeiro estado era o alto clero e o segundo a nobreza. Ambos tinham muitos privilégios, tais como terras, cargos, prestígio e isenção fiscal. Essa população é minoria, cerca de três por cento, eles tinham tradição e por isso eram considerados mais importantes. Pertenciam ao terceiro estado a burguesia, os camponeses e os sans culotes. Eles não tinham privilégios e sim obrigações e impostos. Há uma contradição nesta sociedade. Os burgueses mesmo sendo ricos não tinham prestigio mas não concordavam em permanecer no terceiro estado pois o voto era por estado e não satisfazia a burguesia.

Postado e criado por: Letícia Artilles



Os três estados...











Os três estados: o clero (esquerda), a nobreza (centro) e o “resto” (direita), ou seja, todos os que não eram membros do clero ou da nobreza.
Autor desconhecido .
Postado por: Letícia Artilles









Mapa francês













Autor desconhecido.
Postado por: Letícia Artilles













A sociedade francesa era dividida em três estados: o 1º estado, o 2º estado e o 3º estado. Mas haviam algumas injustiças nessa divisão. Tais como: o 1º e o 2º estados recebiam as mesmas coisas e ficavam em grupos diferentes. Também tinha a burguesia que era do 3º estado, mas não deveria estar lá pois ela é muito diferente do povo.





Postado por: Renata Justen











Sociedade fracesa








O treceiro estados sustetando o pirmeiro e segundo estado.

Autor desconhecido.



Postado por: Renata Justen





Mapa da França



Autor desconhecido.
Postado por: Renata Justen


A sociedade francesa de segunda metade do século XVIII possuia dois grupos privilegiados:

- o Clero ou Primeiro Estado, composto pelo Alto Clero, que representava 0,5% da população francesa,era identificado com a nobreza e negava reformas, e pelo Baixo Clero, identificand com o povo, e que as reclamava;

- a Nobreza, ou Segundo Estado, composto por uma comanda palaciana ou cortesã, que sobrevivia à custa do Estado, por uma comanda provincial, que se mantinha com as rendas dos feudos, e uma camada Nobreza Togada, em que alguns juizes e altos funcionários burgueses adquiriam os seus títulos e cargos, transmissíveis aos herdeiros. Aproximava-se de 1,5% dos habitantes.

Esses dois Estadosoprimiam e exploravam o Terceiro Estado, constituído por burgueses, camponeses sem terra e os "sans-culotes", uma camada composta por artesãos, aprendizes e proletários. Os impostos e contribuições para o Estado, o clero e a nobrezacobravam do Terceiro Estado.

Postado por: Mateus

quarta-feira, 17 de março de 2010

Para refletir...

Todos foram criados iguais "iguais e são dotados de certos direitos inalienaveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade".
Thomas Jefferson. Declaração de Independência dos EUA 04/07/1776
Mariana Pohlmann, 17/03/2010







Trabalho infântil



No Brasil algumas crianças perdem o direito há vida para ajudar na renda familiar.
Autor:Gustavo Betini
Mariana Pohlmann 17/03/10









Destruição







Autor Desconhecido
Postado por: Letícia Artilles Pesquisado por: Mateus Rebel





Viver onde morar!





Será que todos tem onde morar?



Letícia Artilles 18/30/10



Vivendo no lixão

As crianças vivem em péssimas condições, sem direito a vida!

Renata Justen 18/03/2010