quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vandalismo- Modo de se expressar?


Vandalismo na escola


Modo de se expressar??


O vandalismo é um modo que certos jovens encontraram para se expressarem, como muitas gangues fazem pichando, quebrando objetos públicos e muitas vezes agindo com violência.
Em alguns Colégios, jovens revoltados agem sem pensar jogando bombas nos pátios por cima dos muros sem nem ver quem está do outro lado, podendo ser até crianças ou professores as vítimas. Na maioria das vezes isso acontece porque os alunos querem mostrar que são “bons” para as meninas. Mas isso não significa que as meninas não cometem esses atos, pois hoje em dia também elas estão entrando na onda do vandalismo.
O vandalismo, como muitas pessoas pensam, não é só cometido por alunos de escolas estaduais, pois alunos de colégios particulares também cometem esses atos. Esse tipo de atitude não leva a nada, porque o adolescente vai lá, joga uma bomba em uma
escola e daí? O que ele ganha com isso? Nada. A não ser provocar destruição, violência e falta de respeito com as pessoas que estão no local.



Postado por: Letícia Artilles
Autores: Murilo e Alexandre

O Estado no 1º reinado

O Brasil que acabara de nascer em 1822 era um país sem uma Constituição, com o Imperador e sua rainha estabilizados no Brasil, criou-se a Constituição de 1823 que falava em poder legislativo mais forte que o executivo. O Imperador sabendo disso ordenou que anulassem essa constituição. Alguns meses depois, criou a constitiução de 1824 que foi outorgada pelo rei. Essa constituição dizia que a monarquia seria constituicional e quando separaram-se os poderes apareceu um quarto (além de judiciário,legislativo e executivo) esse poder era denominado PODER MODERADOR.

O poder moderador era vitalício e intransferível, o único que podia exercer era o imperador, esse poder era acima de todos, ele escolhia os senadores vitalícios e podia também formular ou anular uma lei no legislativo, no judiciário era ele quem escolhia os juízes, além de também comandar o poder executivo que já cabia a ele.

Então o poder no Brasil era Centralizado ou Descentralizado ?

A constituição de 1824 serviu apenas para garantir a centralização do poder nas mãos do Imperador.

Postado por: Caio Cardozo

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Após a Proclamação da Independência não ocorreu transformações significativas para o povo brasileiro, porque a economia continuava agro-exportadora, baseada nos latifúndios e na mão-de-obra escrava. O regime instaurado foi a Monarquia e não a República, cujo monarca era um português, além do mais o Brasil já não era mais colônia de Portugal desde 1808, quando foi elevado a Reino Unido de Portugal pondo fim ao Pacto-Colonial. Após a independência há levantes internos de províncias que não aceitavam a “independência” e também a nossa primeira Constituição não foi promulgada e sim outorgada.
Postado por: Mariana Pohlmann

-------------------------------------------------------------------------------------------------

No primeiro reinado a situação não mudou muito. A escravidão continuava e as dívidas também. D. Pedro I era o rei e em 1824 foi criada a primeira constituição, se tornando uma monarquia constitucional, todavia haviam muitas contradições. Primeiro, essa constituição foi outorgada, ou seja,imposta peo rei. Segundo, com o poder moderador o rei tinha os direitos de vetar as leis e escolher quem ele queria para exercer quase todos os cargos. Ou seja, ele era o legislativo, executivo e judiciário, continuando a centralizar os poderes em suas mãos. O rei era autoritário. Assim segui o Brasil, cheio de dívidas e com uma "falsa" divisão de poderes em que atrás de tudo estava D. Pedro I.

Feito e postado por: Letícia Artilles

-------------------------------------------------------------------------------------------------

O Primeiro Reinado começou com um novo Brasil, que era o Brasil denominado país. E o tipo de poder que o Brasil teria seria Centralizado e com quatro poderes: o executivo, o legislativo, o judiciário e o moderador, este último pouco conhecido. No poder moderador, o imperador era a chave de toda a organização política do governo e interfere em todos os outros poderes. Nesse reinado tiveram duas constituições: a de 1823 e a de 1824. A Contituição de 1823 foi anulada pois ela proibia os portugueses de assumirem cargos públicos, então o Imperador teve de anular para não causar rebeliões. Já a Contituição de 1824 foi aceita e ela tinha como função garantir a centralização de poder.

Postado por: Renata Justen