Postado por: Mariana Pohlmann
Pirânide social francesa
A sociedade fracesa era dividida: o rei, o clero, a nobreza e os burgueses e o povo.
Fonte: António Marques, Fátima Costa, História e Geografia de Portugal - 5º Ano, Porto Editora Postado por: Mariana Pohlmann
Mapa da França
A sociedade francesa era composta por três estados. O primeiro estado era o alto clero e o segundo a nobreza. Ambos tinham muitos privilégios, tais como terras, cargos, prestígio e isenção fiscal. Essa população é minoria, cerca de três por cento, eles tinham tradição e por isso eram considerados mais importantes. Pertenciam ao terceiro estado a burguesia, os camponeses e os sans culotes. Eles não tinham privilégios e sim obrigações e impostos. Há uma contradição nesta sociedade. Os burgueses mesmo sendo ricos não tinham prestigio mas não concordavam em permanecer no terceiro estado pois o voto era por estado e não satisfazia a burguesia.
Postado e criado por: Letícia Artilles
Os três estados...
Os três estados: o clero (esquerda), a nobreza (centro) e o “resto” (direita), ou seja, todos os que não eram membros do clero ou da nobreza.
Autor desconhecido .
Postado por: Letícia Artilles
Mapa francês
Autor desconhecido.
Postado por: Letícia Artilles
A sociedade francesa era dividida em três estados: o 1º estado, o 2º estado e o 3º estado. Mas haviam algumas injustiças nessa divisão. Tais como: o 1º e o 2º estados recebiam as mesmas coisas e ficavam em grupos diferentes. Também tinha a burguesia que era do 3º estado, mas não deveria estar lá pois ela é muito diferente do povo.
Postado por: Renata Justen
O treceiro estados sustetando o pirmeiro e segundo estado.
Autor desconhecido.Postado por: Renata Justen
Mapa da França
Autor desconhecido.
Postado por: Renata Justen
A sociedade francesa de segunda metade do século XVIII possuia dois grupos privilegiados:
- o Clero ou Primeiro Estado, composto pelo Alto Clero, que representava 0,5% da população francesa,era identificado com a nobreza e negava reformas, e pelo Baixo Clero, identificand com o povo, e que as reclamava;
- a Nobreza, ou Segundo Estado, composto por uma comanda palaciana ou cortesã, que sobrevivia à custa do Estado, por uma comanda provincial, que se mantinha com as rendas dos feudos, e uma camada Nobreza Togada, em que alguns juizes e altos funcionários burgueses adquiriam os seus títulos e cargos, transmissíveis aos herdeiros. Aproximava-se de 1,5% dos habitantes.
Esses dois Estadosoprimiam e exploravam o Terceiro Estado, constituído por burgueses, camponeses sem terra e os "sans-culotes", uma camada composta por artesãos, aprendizes e proletários. Os impostos e contribuições para o Estado, o clero e a nobrezacobravam do Terceiro Estado.
Postado por: Mateus
Que menina rápida!!!!!!!!!
ResponderExcluirÓtimo!!!!!!!!!!!
Essa semana posso ensinar como colocar a imagem!!!!
Beijocas, Lauren