terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crise do Período Regencial


Balaiada- Uma revolta popular


Nobres da Sabinada


Revolta dos Malês


Guerra dos Farrapos

Cabanagem
Estamos fazendo um seminário de história e a minha matéria foi a crise do período regencial e as revoltas ocorridas nessa fase de 1835 a 1840, quando ocorreu o golpe de maioridade. Essas revoltas ocorreram entre a abdicação de D. Pedro I e a ascenção de D.Pedro II em que os regentes tomaram posse.
Sabinada - Ocorreu na Bahia nos anos de 1837 e 1838. O líder da revolta foi Francisco Sabino e representavam as classes médias e urbanas, como jornalistas, intelectuais e profissionais liberais. Os rebeldes exigiam maior autonomia provinciale recebeu o apoio dos militares que protestavam contra os baixos soldos e o recrutamento para ir lutar contra os farroupilhas, no Sul. Eles tomaram a capital, Salvador, e proclamaram a república bahiense até a maioridade do principe regente, todavia, a repressão foi rápida e houveram muitos mortos e prisioneiros.
Postado por: Letícia Artilles
Texto de: Letícia Artilles


------------------------------------------------------------------------------------------

Revolta dos Malês.
Foi um movimento realizado na Bahia e ocorreu nos dias 25 e 27 de Janeiro de 1835. Essa revolta teve como principais participantes os negros, sendo a maioria islâmicos, que exerciam trabalho livres, chamados de negros de ganho. Como eram a maioria, esses negros, logo conhecidos como malês, se revoltavam contra a dominação branca, pois negros que eram seguidores do islamismo sofriam discriminação,e por isso não conseguiam se ajustar na sociedade.
Esses negros tinham como principal objetivo a libertação dos escravos para fugirem para a África, país de onde vieram, e também queriam acabar com o catolicismo.
Os negros esperaram até o dia 25, dia de festa, aproveitaram que a vigilância da cidade estaria relaxada. O plano era invadir a cidade de Salvador de surpresa, mas eles tiveram um emprevisto: havia um espião entre eles que alertou os ataques aos fazendeiros. Com isso os negros foram derrotados e castigados pelos brancos.

Revolta dos Malês

Postado por: Renata Justen

Nenhum comentário:

Postar um comentário