quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O quadro político brasileiro no Período Regencial

O Período Regencial começou com a renúncia de D. Pedro I. Como D. Pedro de Alcântara era muito novo para assumir o Império, houve a necessidade de ter regentes como uma substituição temporária. Surgiram vários movimentos armados, de classes sociais e interesses diferentes. Esses movimentos aconteceram em diversas partes do país, com isso assustando a elite política e econômica.
Texto feito por Mariana Pohlmann
_____________________________________________________________
Pesquisa na internet!
Revolta dos Malês
Insatisfação contra a escravidão e imposição religiosa
A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, encontravam muitas dificuldades para ascender socialmente.
Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.
Postado por: Mariana Pohlmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário