sábado, 18 de setembro de 2010

O quadro político brasileiro no Período Regencial

O Período Regencial começou quando o Brasil era um país recém-nascido, e quando D. Pedro I revogou ao trono, deixando seu filho, D. Pedro II no Brasil, mas ele era muito pequeno para governar, então os regentes, que eram três, fiaram com o governo brasileiro. Durante todo o governo dos regentes, tiveram várias revoltas em todos os lugares do país e de várias classes sociais com interesses difeentes. Tudo isso assustou os políticos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Revolta dos Malês
A chamada Revolta dos Malês (também conhecida como revolta dos escravos de Alá) registrou-se de 25 a 27 de Janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, no Brasil.
Consistiu numa sublevação de caráter racial, de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos que fossem muçulmanos. O termo "malê" deriva do bá "imale", designando o muçulmano.
Foi rápida e duramente reprimida pelos poderes constituídos.
Ao mesmo tempo, as autoridades também se organizaram com rapidez, conseguindo repelir os ataques aos quartéis de Salvador, colocando em fuga os revoltosos. Ao procurar sair da cidade, um grupo de mais de quinhentos revoltosos, entre escravos e libertos, foi barrado na vizinhança do Quartel de Cavalaria em Água de Meninos, onde se deram os combates decisivos, vencidos pelas forças oficiais, mais numerosas e bem armadas.
Postado por:Renata Justen

Nenhum comentário:

Postar um comentário