sábado, 4 de setembro de 2010

Período Regencial



A Regência Trina já mostra ser descentralizadora pelo nome. Eram três governantes brasileiros no poder, que utilizaram três meios para manter o país: A Guarda Nacional, que servia para conter as agitações, estava em cada província do país. O Código de processo Criminal, que o objetivo era satisfazer os poderes, dava autonomia às províncias na aplicação da justiça. O Ato Adicional, que emendava a contituição de 1824, dava autonomia das províncias (pedir empréstimos, gerenciar seus lucros, Assembleia Legislativa, que fazia as leis), cria do DF e a Regência Una, centralizando o poder, por conta de inúmeras revoltas. Essa descentralização fortalecia o poder dos regentes e os fazendeiros que os apoiavam.



-------------------------------------------------------------------------------------------------#Quem faz parte da Rengência TRINA?
Em 1831, a Regência Trina Provisória, formada pelos senadores Joaquim Carneiro de Campos, marquês de Caravelas; Nicolau Pereira de Campos Vergueiro; e o Brigadeiro Francisco de Lima e Silva. A Regência Trina Provisória é composta de um senador restaurador, um moderador e um membro da oficialidade conservadora (três regentes, por isso trina).
Autor: Carlos Leite Ribeiro
#O que é o Ato Adicinal?
O Ato Adicional foi talvez a experiência mais democrática ocorrida durante o império, considerada como uma experiência republicana do império que usou elementos da Constituição dos Estados Unidos.
O regente uno passou a ser eleito por voto censitário, com mandato temporário (quatro anos). A eleição e a alternância do chefe do poder executivo permitiram, entre 1835 e 1840, uma experiência considerada republicana e presidencialista no
Brasil. O mesmo ato adicional criou as Assembléias Legislativas Provinciais, compostas por deputados eleitos — também por voto censitário — e com poder deliberativo no campo civil, judiciário, eclesiástico, educacional, policial, econômico e tributário. Desta forma, as províncias ganharam uma relativa autonomia legislativa. Portanto, a experiência republicana, além de presidencialista, teve um aspecto federalista(que se constituem em elementos fundamentais do regime político dos(que se constituem em elementos fundamentais do regime político dos EUA).
autor: Wikipédia
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos do Período Regencial

D. Pedro II

Guarda Nacional



Postado por: Renata Justen

Nenhum comentário:

Postar um comentário