sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Brasil da primeira República

Vacinação Obrigatória
A vacinação obrigatória foi criada por Oswado Cruz para prevenir a população das doenças, que na época eram muitas. A chage mostra pessoas com o braço levantado, mostrando uma fecha, como se fosse a agulha, mostrando a força da obrigação de tomar a vacina, querendo ou não.





Revolta da Vacina

A revolta da vacina foi uma revolta popular que consistia ao aviso da população contra essa obrigatoriedade, pois a revolta representava um perigo, já que as pessoas poderiam se vestir de enfermeiros, "apagar" os donos das casas e roubar tudo, ou até coisa pior. A revolta demonstrou a invasão de privacidade da parte do governo.










...................................................................................................................

Revolta de Canudos

A revolta de Canudos aconteceu na Região de Vaza Barris, Bahia. Teve como líder Antônio conselheiro. Ela aconteceu por causa da situação precária do Nordeste, do abandono da parte dos políticos, juntados à religião. Os revoltos eram camponeses, jagunços, desempregados e pequenos comerciantes, mas a força era tanta que o governo nordestino, que era o inimigo, teve que pedir ajuda à República para conseguir conter o movimento. Essa revolta durou 1 ano.
............................................................................................................................
Cangaço
No início do século XX, o Nordeste do Brasil viveu momentos difíceis, atemorizado por grupo de homens que espalhava o terror por onde passava. Eram os cangaceiros, bandidos que abraçavam a vida nômade e irregular de malfeitores por motivos diversos. Alguns deles foram impelidos pelo depotismo de homens poderosos. Lampião e seu bando foram os mais importantes representantes do cangaço. Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém o mais conhecido e temido da época foi comandado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido pelo apelido de "Rei do Cangaço". O bando de Lampião atuou pelo sertão nordestino durante as décadas de 1920 e 1930. Morreu em uma emboscada armada por uma volante, junto com a mulher Maria Bonita e outros cangaceiros, em 29 de Julho de 1938. Tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, pois o governo queria assustar e desestimular essa prática na região. Depois do fim do bando de Lampião, os outros grupos de cangaceiros, já enfraquecidos, foram se desarticulando até terminarem de vez, no final da década de 1930.
Comentário: Os cangaceiros viviam andando de cidade em cidade livres, mas ao mesmo tempo fugindo da polícia. Tiveram vários grupos cangaceiros, mas o que mais se destacou foi o do cangaceiro Virgulino, que servia de exemplo para os outros cangaços. Alguns grupos de cangaço se viam obrigados a trabalhar para os Coronéis. Depois da morte de Lampião, os outros grupos de cangaço foram se enfraquecendo cada vez mais, até se dissiparem de uma vez.
Postado por: Renata Justen

Nenhum comentário:

Postar um comentário