Política do Café com Leite
Foi um acordo entre São Paulo (força econômica) e Minas Gerais (maior número de eleitores), para monopolizar a presidência da República Velha. As outras oligarquias acabaram se unindo com São Paulo e Minas, pois sua força política e econômica eram vencidas por esses dois Estadoa. Portanto, o cargo de presidente durante a República Velha ficou cendo exercido por essas duas oligarquias, tornando-as cada vez mais fortes.
Política dos Governadores
A política dos governadores é desdobramento da Política do Café com Leite. Seu funcionamento era a base de trocas de favores, o presidente apoiava os governadores estaduais e em troca recebia o apoio das oligarquias estaduais, facilitando assim, a aprovação das leis de seu interesse no Congresso Nascional.
Coronelismo
Era uma políca aplicada na zona rural, pelos fazendeiros, chamados de coronéis. Para conseguirem o seu lugar na política eles ultilizavam o voto de cabresto, que obrigava o eleitor a votar em um determinado coronel; contratavam jagunços, matadores porficionais e o clienterismo, que era a troca de favores.
Postado por: Mariana Pohlmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário