quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Brasil na primeira república

Revolta da Vacina




Imagem 1 Imagem 2 (estado do rio durante a revolta)
A imagem 1 relata como foi a revolta da vacina, no qual a população contestava a obrigatoriedade dela, já que podia ser considerada uma invasão de privacidade na época, pois como era uma sociedade patriarcal, a população sentia o fato de ter que mostrar o braço para um grupo de enfermeiros para tomar a vacina uma invasão, além de ser obrigatório e não se ter direito a escolha. O líder da campanha, como mostrado na imagem pelo bigode foi Oswaldo Cruz.
Revolta de Canudos
Como o Nordeste nessa época se encontrava com graves problemas sociais, a fome, seca, miséria e violência, a população era explorada com o trabalho braçal, não tinha esperança, pois a igreja católica rezava suas missas em latim e a população não entendia, com a pregação de Antônio Conselheiro, que pregava o messianismo em que dizia sobre a salvação e aconselhava a população logo se formaram muitos seguidores que foram para Belo Monte e fundaram a população de Canudos, no qual qualquer pessoa que se sentia desamparada pelo governo podia ir. Vários grupos ficaram contra eles, como governoo os coronéis, que perdiam mão-de-obra e o governo que perdia impostos.
Cangaço
As situações de miséria, as injustiças dos coronéis, a fome e as secas produziram no nordeste um cenário favorável à formação de bandos populares bem armados, conhecidos como cangaceiros. Esses bandos andaavam pelo sertão assaltando fazendeiros e matando pessoas. Espalhavam medo numa terra sem lei.
O cangaço, tipo de vida dos cangaceiros, é um movimento polêmico. Muitos o consideram uma forma simples de banditismo e criminalidade. Para outros o cangaço é uma forma de revolta contra a opressão e a miséria da vida nordestina.
Fonte: www.shvoong.com (adaptado)
O cangaço, acrescentando ao texto acima, foi formado pelos cangaceiros que antes eram os jagunços dos fazendeiros, e se tornaram independentes espalhando o terror. O mais famoso dentre eles foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Seu bando agiu entre 1920 1938. Eles eram caracterizados por se vestirem com cangas em que carregavam as amas, comida e agua, já que eram nômades. Com a morte de Lampião e com o fim da República Velha o cangaço se extinguiu.
Textos de: Letícia Artilles

Nenhum comentário:

Postar um comentário