terça-feira, 2 de novembro de 2010

Democracia :D


O que é DEMOCRACIA?


-Do grego demo= povo e cracia= governo, significa governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer atráves de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.




Comentário: Democracia é um sistema de governo que é exercido pelo povo. Mesmo sendo governado por apenas uma pessoa pode ser chamado de democracia se esse governante for elegido por meio de uma eleição. A democracia serviu para mostrar que todos são iguais e que uma pessoa comum pode governar, assim temos o direito de expressar nossa opinião para que esse poder garanta o direito de todos, sem preferencias.

Curiosidade: No dia 25 de Outubro comemora-se o Dia da Democracia

Texto de: Letícia Artilles
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ficha limpa é um avanço, dizem políticos locais

Vista como um avanço político e histórico no país, segundo especialista e políticos da região, a chamada "Ficha Limpa"- lei que impede a candidatura de condenados criminalmente por mais de um juiz em eleições públicas - ainda deve dar o que falar. Apesar da iniciativa popular ter sido, enfim, sancionada pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, a questão polêmica gira em torno de sua abrangência. Ela valerá para as eleições desse ano? É para os já condenados ou condenados após sua promulgação?
É a primeira vez que uma lei no Brasil é sancionada sem vetos por um presidente e foi encabeçada pelo povo.
Fonte: www.cruzeirodosul.inf.br

Comentário: Atualmente, podemos comemorar por uma conquista que surgiu de protestos da população brasileira e agora se tornam um avanço do direito político de todos. O projeto ficha limpa permitira ao eleitor mais segurança em seu voto. De forma que não será possível a candidatura de pessoas envolvidas em processos jurídicos, diminuindo os casos de corrupção no governo brasileiro. Mais um passo rumo ao progresso da democracia no Brasil :)
Texto de: Letícia Artilles

Postado por:Letícia Artilles

Nenhum comentário:

Postar um comentário