domingo, 21 de novembro de 2010

A política na República Velha

Texto I: Política do café-com-leite.

A política do café-com leite foi a foi a união de São Paulo(maior produtor de café) e Minas Gerais(maior produtor de leite), como ambos eram produtores poderosos de café, e para não ficar uma coisa repitida, como "café-com-café", foi posto o nome café com leite, que serviu para os fazendeiros criarem um contrato para o Governo Federal, para que ele comprasse as sacras de café que sobrariam, assim não causando prejuízo para esses fazendeiros.


Texto II: Política dos Governadores.

Na política dos governadores foi crada a Comissão de Verificação de Poderes, onde havia a união do Governo Federal com o Estadual. Essa comição "testava" os deputados eleitos, mas só ganhavam certificado quem tinha aliança com os governos. Isso serviu para garantir um grupo de governantes favoráveis ao presidentes.


Texto III: Coronelismo.

O Coronelismo é formado pelos coronéis, que são os fazendeiros, e comandam toda a área rural do Brasil. Eles usavam o mandonismo, o clienterismo( que era a troca de favores), a fraude eleitoras(voto bico de pena) e o voto de cabresto(onde a pessoa era induzida a votar naquele concorrente). Os fazendeiros utilizavam esses recursos para se manterem no poder.

postado por: Renata Justen

Nenhum comentário:

Postar um comentário