quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A política na República Velha

Política do café-com-leite

Era composta pelo estado de Minas Gerais, mais populoso e grande produtor de leite e São Paulo, o mais rico e grande produtor de café. Juntos eles conseguiam os seus objetivos governando o país, favoreccendo apenas os seus interesses, como é o caso do Convênio de Taubaté, no qual o governo federal era responsável por comprar todo o estoque restante de café garantindo o lucro dos cafeicultores e acabando individando o governo, que só tinha "olhos" para o café.

Política dos Governadores

Era uma aliança dos governadores com o presidente, num relacionamento de troca de favores, no qual o presidente apóia a candidatura do governador, e esse apóia os candidatos do congresso nacional de interesse do presidente, que formavam leis que o interessava, evitando conflitos. Um exemplo é a política de verificação dos poderes, no qual não pegaria o cargo, mesmo ganhando a eleição. O candidato que não fosse do interesse da maioria não ganhava o diploma e não poderia assumir, forçando a formação de parcerias entre governantes.

Coronelismo

Os coronéis, pessoas de maior influência na roça, exerciam poder e suas próprias leis sobre a população, um exemplo de federalismo. Eles decidiam em quam a população votaria através do clientelismo, uma troca, já que a população dependia do coronel para conseguir emprego, escola, remédios e hospitais. Assim essa população era o chamado curral eleitoral, no qual era assegurado o controle da região. Há também a relação de mandonismo, em que o coronel contratava jagunços, matadores profissionais, para "fiscalizar" o voto, já que este era aberto, intimidando o eleitor a votar em outro candidato. Era comum também o coronel alfabetizar os eleitores para saberem escrever seu nome e o do candidato nas vésperas de eleição e o fato de mortos votarem, já que uma pessoa utilizava o nome do falecido para votar novmente. Em meio a todas essas ocorrencias houve muita fraude eleitoral.

Postado por: Letícia Artilles

Nenhum comentário:

Postar um comentário